SESI lança nova temporada do Torneio de Robótica FIRST LEGO League no Brasil

O desafio está lançado: a partir de agora, crianças e adolescentes têm a missão de escolher um assunto relacionado a aprendizagem e apresentar projetos inovadores que possam melhorar a busca pelo conhecimento. Esse é o tema da edição 2014/2015 do Torneio Nacional de Robótica First Lego League. O lançamento nacional da nova temporada foi realizado nesta segunda-feira (1), em Belo Horizonte. O lançamento mundial ocorreu na semana passada.

O diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), Marcos Tadeu, participou da cerimônia na capital mineira. Ele ressaltou que o tema aprendizagem já faz parte do dia a dia do SESI. “Essa proposta de um novo modelo de aprendizagem tem tudo a ver com o pensamento do Serviço Social da Indústria. E coincidentemente acontece no momento em que nós queremos fazer essa mudança e ser uma referência nacional em educação”, afirmou.

Para o estudante Victor Abreu de Oliveira, do SESI Benjamin Guimarães, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, o Torneio de Robótica é também uma preparação para o mercado de trabalho. Victor faz parte da equipe Eagles e Owls, que participou pela primeira vez do torneio na última edição, realizada em fevereiro de 2014. Com apenas 13 anos, ele disse que a robótica vai ajudar a pensar melhor os futuros projetos.

DESAFIO PARA OS ALUNOS – Na prática, o desafio FLL 2014/2015 WORLD CLASS propõe redefinir os modos de como o conhecimento e as habilidades para o século XXI são adquiridos. Os times vão ensinar as maneiras pelas quais as pessoas querem e precisam aprender. Os detalhes da nova temporada – com regras, documentos e vídeos – estão na página do Torneio de Robótica na internet.

A COMPETIÇÃO – No Brasil, o SESI é o organizador oficial da competição. O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana FIRST(For Inspiration and Recognition of Science and Technology). A disputa foi criada em 1998 e propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças LEGO e programados com a tecnologia LEGO Mindstorms.

Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira.

COMO PARTICIPAR – O Torneio de Robótica é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de escolas municipais, estaduais, federais ou particulares. Há também a possibilidade de montar as chamadas equipes de “garagem”, onde os integrantes podem ser grupos de amigos ou de escolas diferentes. Cada equipe deve ser composta de no mínimo 4 e no máximo 10 participantes. As inscrições serão realizadas a partir de outubro. É só acompanhar pela página do torneio na internet e pelo Facebook.

ETAPAS – Primeiro as equipes participam de etapas regionais nos estados. De novembro a dezembro serão realizados dez torneios: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo (2 torneios). As melhores equipes se classificam para a etapa nacional que será realizada em Brasília, em março de 2015.

WORLD FESTIVAL – A melhor equipe do Torneio Nacional de Robótica garante vaga no World Festival que acontece nos Estados Unidos. A competição vai ser realizada em abril de 2015, na cidade de Saint Louis, no estado do Missouri. O World Festival reúne os campeões de vários torneios de robótica pelo mundo.