Indústria brasileira volta a crescer depois de cinco meses em queda

A indústria brasileira voltou a crescer em julho, depois de cinco meses seguidos de queda. A alta foi de 0,7 % em relação a junho.

Julho trouxe números expressivos para a indústria: fábricas de equipamentos eletrônicos e de informática, carros e máquinas tiveram desempenho melhor do que no mês anterior.
Segundo o IBGE, o setor voltou à atividade depois de praticamente parar em junho, por causa dos feriados da Copa do Mundo.

“Era uma base de comparação baixa em função de jornada de trabalho, e que com a volta da jornada de trabalho mostram um avanço mais acentuado. Mas que ainda assim não recuperam a perda do passado recente” afirma André Luís Macedo, gerente de pesquisa do IBGE.

Crescimento do setor farmacêutico contribuiu para melhor desempenho da indústria

Mas há exceções. A fabricação de medicamentos, por exemplo, teve até agora números melhores que em 2013. O crescimento do setor farmacêutico em julho também contribuiu para o melhor desempenho da indústria brasileira, que interrompeu uma sequência de cinco meses de resultados negativos.

Produção de equipamentos de informática teve o maior crescimento

Mesmo assim, houve queda de 2,8% na produção industrial no acumulado dos sete primeiros meses do ano. Entre os 26 setores da indústria analisados pelo IBGE, 18 encolheram em 2014 em comparação com o mesmo período do ano passado.

A produção de equipamentos de informática teve o maior crescimento e a fabricação de carros a queda mais acentuada.

“O resultado de hoje não deixa de ser uma boa notícia, mas de alguma forma é uma compensação. Que por enquanto não sinaliza uma reversão dessa tendência de desaceleração que a indústria e a economia estão vivendo em 2014”, explica o economista Aloisio Campelo, economista da FGV-RJ.